sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A velhice é um posto...

Nunca li uma página de qualquer dos 3000 livros de José Saramago! Tal como nunca vi um minuto de qualquer dos 1055 filmes de Manoel Oliveira, o realizador mais velho do Mundo! Prometi a mim mesmo, ao meu umbigo e ao cotovelo, que só o faria dentro de 10 a 15 anos. Por uma, três ou vinte simples razões: quando o fizer não quero ser influenciado por comentários, opiniões, críticas ou censuras de qualquer tipo! Vai ser assim, os homens escrevem e realizam. Eu só tenho que ler e ver! Cada macaco no seu galho! Se gostar, ainda bem. Se não gostar…azar! Não entendo o que a Igreja tem contra Saramago! O homem até tem feito, de borlix, muita publicidade sobre a Bíblia, Igreja Católica, Deus, etc. Esqueci de dizer que também nunca li a Bíblia, prefiro ficção científica que deve ser a mesma coisa mas que nos faz pensar que qualquer dia poderemos viver dessa forma, em naves espaciais,caminhar sobre as águas e viver na Lua. O que é eu gosto de ler? Tudo sobre a minha religião:SLB! Hum… ultimamente… além de publicidade enganosa, tenho lido relatórios médicos e o Compêndio de Medicina, particularmente Ortopedia. Ah, e leio livros de animais, essencialmente cães e pássaros. Saramago disse que Deus foi vingativo e rancoroso, entre outras coisas. Saramago lá saberá porque o disse, deixem o homem em paz, com a idade que tem já obteve estatuto para dizer o que lhe convier. Se chegar à idade dele ((com este ritmo de cirurgias vai ser difícil) irei dizer e fazer o que a alma quiser, se ainda a tiver...alma…e cotovelo! Sempre me ensinaram a respeitar os mais velhos. Manoel de Oliveira continua a fazer filmes controversos, dizem! Eu não vi nenhum filme de Manoel Oliveira por isso não posso opinar o que quer que seja. Ele lá saberá o que quer transmitir com os filmes que realiza ou inventa. Pode parecer que estes dois dinossauros estão um pouco loucos mas eu acho que não, eles é que tão certos… “a velhice é um posto!”

Sem comentários:

Enviar um comentário