terça-feira, 31 de março de 2009

Como tudo começou

         Amiga(o) Red Bull….pensei muito antes de te escrever estas linhas, nem sei por onde começar…aconteceu o impensável! Convivo contigo desde…. sei lá…desde que existes em Portugal e não esperava uma coisa destas, sinceramente! Desde que começaste a ser comercializada no nosso país que tenho vindo a conviver contigo e a saber tirar o máximo proveito de ti, das tuas potencialidades energéticas. Porem, algo aconteceu que quase me tirou a vida! Quis seguir à regra a famosa frase “ Red Bull dá-te asaaaaaaaas!” e algo correu mal….No dia 21 de Setembro fui com uns amigos, o Grupo dos 6, vindimar na zona de Monção, reconhecida pelo famoso vinho verde ‘Alvarinho’ e pela proximidade de bares galegos onde abundam hondurenhas, cubanas, venezuelanas, polacas, ucranianas e brasileiras. Ainda não percebi bem o que fazem elas que as nossas tugas não possam fazer, mas tá bem! Tudo correu optimamente, (desculpem mas ainda ñ aderi ao acordo ortográfico!) embora tivéssemos acabado o dia de rastos, árduo que foi o trabalho! Chegou a noite e lá fomos conhecer a zona minhota, suas gentes e tradições, como bons portugueses que somos. O luar fez-nos companhia e, para retemperar forças, bebi 2 latas de Red Bull, o tal das asas…soube-me maravilhosamente bem! Tenho que confessar que me souberam pela vida, como se costuma dizer. A noite acabou quente e fomos para o merecido descanso, afinal tínhamos que regressar a nossas casas no dia seguinte. O acordar foi difícil mas teve de ser…resolvemos ainda antes do almoço fazer o chamado desentorpecimento muscular, para bem das nossas pernas! Mas algo iria acontecer! Parados na berma da estrada a apreciar o rio Minho e Espanha, coloquei-me no cimo de uma pedra para tentar avistar melhor a fauna e a flora e pensei estar seguro. Mas não estava! De repente escorreguei e caí do cimo da pedra e da estrada e záaas!VOEI! VOEI! VOEI!!!!!Voei! Provei que Red Bull faz voar, pensava eu! Voei aproximadamente 7 (sete!) metros, que era a altura da berma da estrada junto com a altura da pedra! Ao cair lembrei-me da tal frase e expressei-a em voz alta:Red Bull dá-me asaaaaaaass! Pedi encarecidamente…Se calhar devo ter gritado num tom de voz baixo porque as tais apregoadas asas não apareceram a tempo e voei, sem asas da berma da estrada para baixo em queda completamente livre. Segundo dizem o voo foi rasante, emocionante, pleno de beleza natural e de descontracção (estaria a contar com as asas…). Ao cair, sem asas, desmaiei e assim fiquei alguns minutos até os meus companheiros de aventura me socorrerem, 3, 4 minutos talvez. Logo que vim a mim reparei que afinal não tinha mesmo asas e que tinha sido enganado!! Fiquei triste... eu, que tanto fiz por ti, que centenas de latas vendi nos bares dos festivais de música de verão, que tantas unhas e dedos me deixaste magoados ao abrir-te, que dezenas de vezes andei contigo às costas para te levar para o frio das arcas, o teu local preferido, e na única ocasião em que precisei de ti…..abandonaste-me!!!!! As asas….as asas….onde estavam? Logo apareceram os bombeiros que ainda provocaram risos quando a maca não ficava fixa na ambulância e eu andava dentro e fora, fora e dentro, parecia um filme do Kusturica, hilariante! … Fui transportado para o centro de saúde de Monção onde ainda tive de assistir a uma discussão entre um bombeiro e uma médica espanhola. Fui posteriormente encaminhado para o hospital de Viana do Castelo onde, depois de vários exames, me disseram que tinha feito uma luxação e fractura da tacícula radial do cotovelo direito com exposição óssea e fractura da tacícula do cotovelo esquerdo! E mais, ainda tive um pequeno traumatismo craniano e parti 5 dentes! Lindo serviço! Ainda me disseram, em tom de brincadeira, que tinha partido as duas asas! Mas que asas? Elas não chegaram a tempo! Passei 24 horas nas Observações e deram-me de jantar, almoço e pequeno-almoço como se fosse uma criança visto ter ficado com os 2 braços engessados até ao ombro e sem dentes! Ah, e perguntaram-me se queria beber Red Bull….. "Na minha paróquia sou conhecido por Cocas, o Sapo mas devido a este contratempo fiquei a ser o Sapo Voador…sem asas! Falei com a ASAE, informalmente, sobre se poderiam fazer um teste de eficácia ao funcionamento das asas, disseram-me que os inspectores estão preparados para o fazerem e irão beber a tal latinha e experimentar se realmente faz voar…quando souberem o que acontece, muitas funerárias vão ganhar dinheiro!!!!! Penso até que brevemente a ASAE irá ficar sem agentes ou inspectores e por culpa de quem? De ti, latinha diabólica! Ao menos o Mário Pardo que voe sem parar, o homem pássaro! Pensa bem nos slogans que andas a apregoar, comigo não resultaram e tens sorte gostar de ti e achar piada á tua banda desenhada nos spots de publicidade senão colocava uma acção em tribunal baseada em publicidade enganosa! E outra coisa que te digo, no meu local de trabalho laboram, ou fazem que tal, umas 200 pessoas e todas ficaram tristes contigo, elas que poderiam, também como eu, ter ficado com lesões no pescoço de tanto te olharem no Red Bull Air Race….És pobre e má(u) agradecido(a). Desta escapas mas prá próxima vê lá se me ouves, conto contigo.Um abraço grande! Obs. Já te disseram que sabes a xarope? Se sabes a xarope então deves fazer bem à saúde porque os xaropes fazem bem, já dizia a minha avozinha! O sapo que era saltador e virou voador à custa de um mito….ao menos tenho a minha Miss Piggy!

Sem comentários:

Enviar um comentário